PUBLICIDADE
  • Edição Impressa
Jornal de Leiria
Assinar desde 0,39€ por semana
  • Iniciar sessão
  • Criar conta
  • Abertura
  • Entrevista
  • Sociedade
  • Opinião
  • Economia
  • Desporto
  • Viver
  • Saúde
  • Newsletters
  • Podcasts
  • Depressão Kristin
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Abertura
  • Entrevista
  • Sociedade
  • Opinião
  • Economia
  • Desporto
  • Viver
  • Saúde
  • Newsletters
  • Podcasts
  • Depressão Kristin
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Jornal de Leiria
Assinar
  • Abertura
  • Entrevista
  • Sociedade
  • Opinião
  • Economia
  • Desporto
  • Viver
  • Saúde
  • Newsletters
  • Podcasts
  • Depressão Kristin
Home Opinião

Música | Antes da Flauta

A Cultura na escola não pode ser só aquilo que fica depois de as pessoas morrerem. Começa por ser a evolução do pensar e do fazer que conseguimos passar uns aos outros enquanto aqui estamos

Hugo Ferreira, fundador da Omnichord Records Hugo Ferreira, fundador da Omnichord Records
9 de Outubro de 2026
em Opinião
Share on FacebookShare on Twitter
Hugo Ferreira, fundador da Omnichord Records

Os miúdos na escola sabem quem foram D. Sancho II, D. Afonso VI e D. Sebastião, mas se calhar não sabem quem foi o Zé Pedro. Os três primeiros ficaram na História pelo que perderam. O Zé Pedro fica na nossa pelo que nos deu.

Mas sim, eu sei que não se pode ensinar tudo. Ensinamos-lhes que o Mondego nasce na Serra da Estrela e desagua na Figueira da Foz, os reis, as dinastias e as rochas metamórficas. Tudo muito bem e necessário. E depois damos-lhes uma flauta para meterem na boca. A verdade é que continuamos a tratar a música popular como uma espécie de intervalo entre coisas sérias.

O novo livro da Rita Nabais chama-se A História do Rock Português (para pais fanáticos e filhos com punkada) e tem um prefácio de Adolfo Luxúria Canibal que devia ser lido nas escolas. Primeiro ou segundo ciclo. Sobretudo antes deles serem obrigados a soprar para uma flauta. Não era para ensinar às crianças que deviam gostar de rock. Isso era tão idiota como obrigá-las a gostar dos Lusíadas, de brócolos ou dos pais. Mas talvez lhes passasse algo mais importante: a música também serve para perceber o tempo em que vivemos e aquele em que viveram os outros. Uma cassete gravada da rádio diz muito sobre 1991. Um CD riscado no porta-luvas pode trazer uma adolescência inteira lá dentro e um ficheiro chamado FINAL_final2.mp3 pode ajudar a explicar o início dos anos 2000.

As gerações também se podem medir pelo que ouviram e pela maneira como ouviram. Uns levantavam uma tampa, outros viravam uma cassete, depois carregámos em gavetas e agora os nossos filhos carregam num vidro. E entretanto já há quem faça quase tudo ao mesmo tempo.

Mudou muito e continuamos à procura de músicas para o mesmo: para animar, esquecer, atravessar uma fase, dançar com alguém ou ficarmos sozinhos. É por isso que livros como este da Rita importam. Não porque finalmente puseram o rock português numa estante (ele tem passado a vida a tentar fugir delas), mas porque nos lembram de onde ele vem. Durante anos repetimos que nasceu em 1980, como se o Rui Veloso tivesse acordado uma manhã, ligado uma guitarra e zás: rock português. Depois começamos a andar para trás e encontramos os Sheiks, o Quarteto 1111, os Chinchilas, os Beatnicks. Mais um passo e aparece Zurita de Oliveira, em 1960.

A Rita Nabais passou quatro anos a ligar princípios, meios e fins, e eu admiro-lhe a coragem de se ter mandado a isto e, sobretudo, de ter chegado ao fim. Procurou bandas, discos, histórias, datas, canções e, no meio de milhares, teve de escolher: 164 artistas e quase mil músicas. Acabou por desenhar uma árvore genealógica para aqueles e aquelas que às vezes nem sabiam que eram da mesma família.

Os miúdos de hoje fazem um disco num portátil, no quarto. Antes, para ouvir certas músicas, era preciso esperar que alguém as passasse na rádio. Havia cassetes gravadas para não se perderem, revistas inglesas e alemãs para descobrir discos que não chegavam cá, amplificadores montados em casa, concertos com 12 pessoas e rádios piratas em sótãos. Foi daí que viemos.

A Cultura na escola não pode ser só aquilo que fica depois de as pessoas morrerem. Começa por ser a evolução do pensar e do fazer que conseguimos passar uns aos outros enquanto aqui estamos. No dia 10, a Rita apresenta o livro na Arquivo e, se tudo correr bem, um pai ou uma mãe compra-o e leva-o para casa. Um filho abre-o numa página qualquer, encontra um nome que nunca ouviu e procura uma música. Carrega num vidro. E, felizmente, começa tudo outra vez.

PartilharTweet

Mais informação

A banda do Porto vai tocar na Oficina do Mouco
Viver

Nascentes convida Cobrafuma e estreia nova linha de programação

Outubro 9, 2026
João Matos chamado aos Jogos Olímpicos da Juventude
Desporto

João Matos chamado aos Jogos Olímpicos da Juventude

Outubro 9, 2026
Empreitadas irão abranger vários lugares das freguesias do Juncal e de Pedreiras
Sociedade

Porto de Mós avança com obras de 10 milhões de euros em saneamento

Outubro 9, 2026
Próxima publicação
Empreitadas irão abranger vários lugares das freguesias do Juncal e de Pedreiras

Porto de Mós avança com obras de 10 milhões de euros em saneamento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

Nascentes convida Cobrafuma e estreia nova linha de programação

João Matos chamado aos Jogos Olímpicos da Juventude

Porto de Mós avança com obras de 10 milhões de euros em saneamento

Música | Antes da Flauta

Letras | Uma mentira com perna longa

MAIS VISTOS

A banda do Porto vai tocar na Oficina do Mouco

Nascentes convida Cobrafuma e estreia nova linha de programação

Outubro 9, 2026
João Matos chamado aos Jogos Olímpicos da Juventude

João Matos chamado aos Jogos Olímpicos da Juventude

Outubro 9, 2026
Empreitadas irão abranger vários lugares das freguesias do Juncal e de Pedreiras

Porto de Mós avança com obras de 10 milhões de euros em saneamento

Outubro 9, 2026
Música | Antes da Flauta

Música | Antes da Flauta

Outubro 9, 2026
Hugo Ferreira, fundador da Omnichord Records
Letras | Uma mentira com perna longa

Letras | Uma mentira com perna longa

Outubro 9, 2026
Ana Moderno, autora e conservadora de museus
  • Empresa
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Escreva ao director
  • Sugira uma notícia
  • Publicidade Edição Impressa
  • Publicidade Online
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Arquivo
  • Loja
  • Livro de Reclamações

© 2026 Jornal de Leiria - by WORKMIND.

Bem-vindo de volta!

Aceder à sua conta abaixo

Esqueceu-se da palavra-passe? Criar conta

Criar nova conta!

Preencha os campos abaixo para criar a sua conta

Todos os campos são obrigatórios. Iniciar sessão

Recuperar a palavra-passe

Indique o seu email para receber uma nova palavra-passe.

Iniciar sessão
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Edição impressa
  • Assinar desde 0,39€ por semana
  • Subscrever newsletters
  • Escreva ao director
  • Sugira uma notícia
  • Comunidades
  • 50 anos do Poder Local
  • Agenda
  • Lentriscas em castelo
  • É quinta-feira, foge comigo
  • Palavra de honra
  • Críticas
  • Fotogalerias
  • Estatuto editorial
  • Contactos
  • Ficha técnica
  • Arquivo
  • Loja
  • Política de privacidade
  • Publicidade online
  • Publicidade edição impressa
  • Termos e condições
  • Livro de reclamações
  • Empresa

© 2026 Jornal de Leiria - by WORKMIND.

Tem a certeza de que quer desbloquear esta publicação?
Desbloquear à esquerda : 0
Tem a certeza de que pretende cancelar a subscrição?